Quer mais este assunto nerd? Nos visite diariamente.

Watchmen – S01EP04: “If You Don´t Like My Story. Write Your Own”

Contém spoiler, se for alérgico, evite o texto antes de assistir o episódio.

 

“Vejam minhas obras, ó poderosos, e desesperem-se”

Ozymandias

O quarto episódio de Watchmen começa nos apresentando uma personagem que já foi mencionada nos episódios anteriores e que, tudo indica, terá papel fundamental na trama.

Lady Trieu (Hong Chau), a excêntrica trilionária que veio para Tulsa, onde iniciou a construção do gigantesco Relógio do Milênio.

Sim, trilionária, isso sim é um superpoder. O tipo de superpoder que lhe permite gastar cinco milhões com a mesma facilidade que eu e você compra um salgado e uma tubaína no bar da esquina. Foi assim que ela adquiriu as terras de um casal de fazendeiros, com dinheiro e com um bebê que ela fabricou para eles.

Logo depois, vemos um objeto caindo do céu nas terras que agora pertencem à Trieu, que deixa claro saber o que ele é.

Ela também é proprietária de todo o patrimônio de Adrian Veidt, e alcançou sua fortuna através de farmacologia avançada e tecnologia biomédica, o que lhe permite gerar bebês, clones e, é claro, um legado.

Legado, esta palavra tem grande importância na série e neste episódio em particular. Afinal, foi o que motivou Ozymandias a clonar uma Lula gigante e enviá-la para Nova York, matando milhões de pessoas; com isso, em teoria, ele alcançaria a paz entre as nações, seu legado para a humanidade, sua grande obra.

Descobrimos que, seja lá onde Adrian Veidt esteja, ele foi aprisionado neste local há 04 anos, e vem tentando escapar de seu cárcere, sem se preocupar com a morte dos inúmeros clones que o servem, mas que não foram sua criação, pois, segundo suas próprias palavras: “eu jamais teria imposto a criaturas tão patéticas, o dom da vida. Porque para se estar vivo, é preciso ter um propósito. E vocês não tem propósito, a não ser o de servir”.

A ligação entre Trieu e Veidt ainda não está clara, mas ela existe, e sabemos, que, certamente, o propósito de Ozymandias não é servir, é algo muito maior.

Talvez o assim chamado homem mais inteligente do mundo, tenha subestimado o potencial humano para destruição; as nações podem ter declarado uma trégua temporária, mas os seres-humanos continuam se matando por uma série de questões que os dividem, religião, gênero, sexualidade, etnia.

Voltamos para Sister Night (Ângela), que é apresentada aos seus antepassados, a história de seus bisavôs, e como eles foram assassinados no massacre de Tulsa em 1921, deixando como sobrevivente, seu avô, William Reeves, que agora retorna, com mais de 100 anos de idade, dizendo ser o responsável pela morte do Chefe de Polícia e envolto em mistério.

Ângela demonstra profunda antipatia por Reeves, parece sentir raiva do homem que desapareceu e retorna depois de tanto tempo, nega suas origens. A questão é, por quanto tempo ela será capaz de fazer isso?

A agente Laurie Blake junta-se à Sister Night na investigação sobre o que, diabos, aconteceu com o carro da vigilante, que foi levado junto com Will e que depois, simplesmente caiu do céu.

Essa investigação as leva até Lady Trieu, pois tudo indica, que um dos veículos utilizados na construção do Relógio do Milênio foi o responsável por levar o carro e depois devolve-lo.

Sem que Blake saiba, Trieu deixa claro para Sister Night de que está em contato com Will Reeves, seu avô.

Qual a natureza da aliança entre Reeves e Trieu?

Não sabemos.

Segundo Lady Trieu, o Relógio do Milênio estará pronto em três dias, e apesar do nome, é bem mais do que apenas um relógio, o que, convenhamos, faz todo sentido, já que ninguém iria gastar uma fortuna para construir uma estrutura gigantesca, capaz de resistir a tudo, com exceção de um ataque nuclear, apenas para saber a hora certa.

O que ele é capaz de fazer?

Ainda não sabemos.

Quem é o vigilante que se banhou em lubrificante e fugiu de Sister Night, literalmente escorregando para dentro de um bueiro? (Sim, essa cena acontece rapidamente no meio do episódio).

Ainda não sabemos.

O que é o objeto que caiu do céu nas terras que Trieu comprou logo no começo do episódio?

Ainda não sabemos.

Será que o legado de Watchmen, a Série, será o de um grande roteiro com um final surpreendente, digno da HQ na qual se baseia, ou será mais uma série esquecível, que empolgou, mas falhou em amarrar sua trama na reta final?

Ainda não sabemos, mas vamos descobrir.

você pode gostar também