Cineclube

O Fugitivo da Guiliotina (1949)

Responda rápido:

O que Batman, Rocky e o inspetor Maigret tem em comum?

Burgess Meredith.

O ator, que interpretou o Pinguim do Batman 66 e o Mickey da série Rocky, dirigiu e atuou em O Fugitivo da Guilhiotina, filme que adaptou o livro A Cabeça de um Homem, do escritor Belga Georges Simenon.

Talvez você não ligue o criador a criatura, mas e se eu disser Inspetor Maigret?

No filme, assim como no livro, o Inspetor Jules Maigret (Charles Laughton ) se vê as voltar com um estranho assassinato. O amolador de facas míope Grinder Heurtin (Burgess Meredith) passa por problemas financeiros e acaba sendo pressionado por sua mulher a tomar jeito.

Os personagens:

Graças a isso, ele cruza o caminho com Bill  Kirby (Robert Hutton), um Playboy desempregado que quer matar a tia pra lucrar com sua herança e o vaidoso e egocêntrico Johann Radek (Franchot Tone as), o cérebro por trás do crime.

Radek, um ególatra patológico, resolve manipular a situação. Ele aprisiona Heurtin , Manipula Kirby , que acaba se matando e aporrinha o inspetor ao longo de todo o processo.

Maigret sabe que ele está envolvido no crime, mas como até confirmar o envolvimento, ele pode fazer nada, ele deixa o criminoso guiar a dança.

Conclusão:

Além de ser interessante ver como o conceito de Simenon funciona bem dentro da estética dos filmes noir, o fato de Maigret não ser tão santinho e ainda assim conseguir resolver o caso é interessante.

Ele fica bêbado pelo menos duas vezes e maio que soluciona o caso por sorte.

E sim, estamos falando sobre um filme de 1949. Assista entendendo que é parte de outro momento, de outra cultura, ainda assim, pertinente e divertido.

Temos uma perseguição de Renauilts clássicos, dois homens escalando a Torre Eifell… um crime resolvido, mas não explicado, um criminoso atípico que quer ser pego porque é um ególatra…

E este é um dos lançamentos da semana do Petra Belas Artes a La carte. Ainda não conhece a plataforma? Confere aqui.

Créditos:

Fugitivo da guilhotina (The Man of the Eiffel tower)França | EUA, 1949, Mistério, 97 min, 14 anos
Direção: Burgess Meredith
Elenco: Charles Laughton, Franchot Tone, Burgess Meredith
Sinopse: O inspetor da polícia francesa, Maigret, investiga o assassinato de uma viúva rica de Paris e acaba perseguindo o assassino pelas vigas da Torre Eiffel.

Curiosidades: Por muito tempo “Fugitivo da Guilhotina” foi considerado um filme perdido até que, enfim, ele foi reencontrado e restaurado. Adaptação do romance “La Tête d’un homme” de Georges Simenon, publicado em 1931, seu quinto livro com o personagem Inspetor Maigret, que já havia sido filmado na França, com o título original, em 1933; Primeiro filme americano rodado totalmente em cores em Paris, com o processo Ansco Color sendo usado para maximizar o impacto da fotografia, deixando a aparência das locações fiéis às descrições do livro original

Alexandre D´Assumpção

Segundo o Guia do Mochileiro das Galáxias, Alexandre D’assumpção, ou The Sumpa, é praticamente inofensivo. Apesar de todas as lendas a seu respeito, ele é apenas um professor Nerd, redator, roteirista de quadrinhos e audiovisual que nos anos 80 pediu carona para uma cabine azul e desde então, tem vivido suas aventuras através do espaço/tempo. Para facilitar a viagem, tornou-se mestre Zen na arte de ter um rosto tão comum que todos sempre o cumprimentam imaginando se tratar de outra pessoa; normalmente ele mesmo. Dono de uma péssima memória, ele nunca se lembra de detalhes importantes como rostos, grupos que passou nem dos inimigos que ameaçam sua vida, o que é péssimo quando ele os encontra em becos escuros. Sua toalha é customizada e ostenta a máscara da Iniciativa Gambate, empresa criada por ele para levar a cultura Pop a todos aqueles que dela precisarem, estejam onde estiverem. De tempos em tempos ele reverte a polaridade de sua chave de fenda sônica e leva algum compannion para passeios transmídia, seja em eventos, festivais ou programas de TV. No caso de um avistamento, principalmente se The Sumpa for a personalidade dominante, espere o inesperado e corra para sobreviver.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo