Quer mais este assunto nerd? Nos visite diariamente.

Não Assistimos: Doctor Who S12E02 – Spyfall (parte 2)

Quando tudo parecia perdido, a Doutor encontra Ada, que chama os vilões da vez de seus guardiões e salva a doutora da confusão, levando-a consigo para 1839. Os dois vão parar no meio de uma feira tecnológica onde vários cientistas estão mostrando protótipos de armamento e outras coisas bizarras. O mestre invade encolhendo várias pessoas, mas Ada utiliza os armamentos e ajuda a Doutor a enxotar sua nêmese. Quando descobre que está na residência de Charles Babbage, ela longo entende que Ada é a Condessa de Lovelace, parceira de Charles na criação do primeiro conceito do que mais tarde viria a se tornar o computador.

A Doutor viu a estátua da Silver Lady e reconheceu como sendo a estátua que havia visto na casa de Daniel Barton e reconhece a imagem de um Kasaavi nas anotações de Babbage. Ela começa a fuxicar na estátua com a Chave de fenda sônica e convoca os aliens de luz. Ada segura a mão da Doutor e as duas usam a entidade como portal e vão parar em 1943, numa Paris invadida pelos nazistas.

No presente, vemos que Ryan, Graham e Yaz são salvos da morte certa pela Doutor, que plantou instruções para que Ryan pilotasse o avião e os levasse para um local seguro. Como o dono do VOR usa sua tecnologia para transformar o trio em fugitivos. Vemos uma mistura de cenas de ação e comédia, uma vez que Graham e Ryan mantiveram alguns brinquedinhos de espião, mas que não leram o manual e usam da forma mais ridícula e absurda possível, mas funciona.

Já em 1943, a Doutor é salva por Noor Imayat Khan, espiã inglesa infiltrada entre os alemães. Ela esconde a Doutor e Ava abaixo do assoalho. O Mestre, que está perseguindo a Doutor através do tempo, reaparece liderando um grupo de nazistas que metralha o chão a poucos metros de onde elas estavam. As duas sobrevivem e a Senhor do Tempo tem a ideia de telegrafar para o mestre e marcar um encontro na Torre Eiffel. Na torre, os dois começam conversando amenidades, mas provocado pela ex-amiga, o Mestre revela o plano. A Doutor desativa o filtro de percepção que permitia que o vilão fosse visto como um alemão e foge enquanto os nazistas emboscam seu nêmese.

Ada e Noor encontram a Tardis do Mestre, que ainda estava na forma de casa e a Doutor usa a nave do vilão para voltar para o presente.

No presente, os compannions chegam no galpão onde Daniel guardou a Silver Lady. O criador do VOR revela seu plano para o mundo no exato momento em que o Mestre reaparece após ter feito o caminho mais longo até lá. Assim como vários humanos, Yaz, que estava tocando numa tela de computador, começa a ter seu DNA reescrito. A Doutor e suas amigas do passado chegam no último momento e salvam a todos de ter seu DNA reescrito. Furiosos, os seres de luz reaparecem para se vingar dela, que os faz ouvir o que o mestre lhe disse em 1943.

No final, o vilão é cercado pelas entidades e levado para o mesmo lugar onde nossa heroína estava quando o episódio começou.

Após devolver Ada e Noor para seus respectivos tempos, a Doutor vai para Gallyfrey onde confere que o Mestre estava certo; seu planeta estava devastado. Pouco tempo após, surge um holograma do vilão que revela quem e porque Gallyfrey foi destruído.

O episódio termina com os amiguinhos da Doutor questionando-a sobre suas origens e tudo que ainda não havia comentado com eles. Ela dá respostas rápidas, eles aceitaram e todos terminam o episódio felizes e contentes.

E chegamos no segundo episódio da temporada. O que a segunda parte de Spyfall nos revelou?

A Doutor não regenerou e supostamente, o lar dos aliens não era Trenzalore, mas uma espécie de rede neural ligada a diferentes momentos da criação do computador.

Ainda não sabemos muito sobre os Kasaavin, sua origem e etc., mas pelo que eles fizeram com o mestre, que já havia tomado o caminho mais longo para o presente e ficou aprisionado no mundo deles, é possível que eles estejam ligados ao mistério da série. Seriam novos Toclafane? Senhores do tempo convertidos? Cybermen?

O Mestre destruiu Gallyfrey? Onde estão os sobreviventes? Sobreviveu alguém? Como o Mestre desconhece a origem dos Kassavin…  

A escolha de Sacha Dhawan como O Mestre funcionou, principalmente a interação dele com a Jodie. Esta versão mais jovem do personagem pode render boas histórias. E ele pode colher os frutos da desconfiança que plantou entre os compannions, que aceitaram rápido demais as respostas da Doutor. Num episódio em que fomos lembrados que o Doutor é capaz de manipular mentes, se a aceitação não foi um pouco disso, eles certamente estão desesperados demais para que a Doutor preencha o vazio de suas vidas miseráveis.

E o que é a Timeless Child? Será um novo híbrido ou se tornará um tema com desenvolvimentos reais? Ainda é cedo para saber, mas Chibbnal ganhou um ponto a mais com este episódio em duas partes. Jodie nem tanto, mas ela ficou um pouco mais profunda.

Daniel Burton está livre. Será que veremos mais dele?  De uns tempos para cá temos visto diversas teorias da conspiração envolvendo os sites de busca e seus usos mais nefastos. Muitas delas pertinentes. Seria interessante ter um vilão humano recorrente, principalmente um capaz de encarnar todas as paranoias da internet.

Por mais que a Doutor ainda esqueça que é mulher algumas vezes, a série está cada vez mais inclusiva, o que vai agradar aos Millenials.

você pode gostar também