
Quer um filme bobinho que te faz rir e (dependendo da sua sensibilidade) chorar em alguns momentos?
10 HORAS PARA O NATAL pode ser esse filme, mas pra isso, você precisa perder o preconceito contra filmes brasileiros e\ou natalinos e o mais importante: descancelar o Porta dos Fundos. É, sabemos que alguns de vocês fizeram isso, por isso é importante separar os atores da empresa, principalmente quando estão atuando em outras mídias.
O filme tem muitos acertos:
Luis Lobianco tem construído uma bela carreira na TV e no cinema. Ainda que muitos de seus personagens pareçam ter personalidades meio parecidas, ele sabe aproveitar todas as chances que tem para brilhar. Sua colega de Porta Karina Ramil, sua colega de Porta é um pouco mais engessada, mas funciona muito bem como escada, e todos sabemos o quanto um bom escada é importante para que a piada funcione.

Outro acerto são as crianças. Giulia Benite, que ficou conhecida como a Mônica do Filme Turma da Mônica – Laços é Júlia, a filha mais velha e espevitada de Marcos Henrique (Lobianco) e Sônia (Ramil). Ela meio que é a voz que nos guia ao longo do filme. No começo, até por ela quebrar a quarta parede para nos mostrar os pontos de virada da história, temos a impressão de que são lembranças da menina e de seus irmãos Miguel, de (Pedro Miranda, do “The Voice Kids”), e Bia, de (Lorena Queiroz, da novela “Carinha de Anjo”), mas a certeza da narradora é questionada em muitos momentos.
Se Miguel assume o papel de escada do núcleo infantil, Bia, que é praticamente uma sirene, vira uma piada pronta. É impossível não rir com as situações criadas pelos seus berreiros.
A história do filme é simples e fofa. Quando seus pais se separaram, os filhos dos Silva passam a dividir as festas de fim de ano entre as duas novas famílias que se formam a partir disso. Cansados das festas chatas e entediante, as crianças decidem resgatar a alegria dos antigos natais da família Silva.

E toda a história gira em torno das situações criadas pelas consequências dessa tentativa desesperada das crianças.
O sonho dos filhos de um lar partido? Nossa, que coisa triste…
A grande verdade é que o filme não se leva tão a sério, a começar pelo narrador, o que nos faz pensar que algumas situações podem estar sendo vistas pelo olhar lúdico de uma menina de 11 anos que quer muito que os pais voltem, o que permite várias liberdades narrativas. É impossível não reconhecer a assinatura da diretora Cris D’Amato. Crianças bem afinadas e cenas que foram pensadas para pertencer ao videoclipe da música “Sinto um Frio”, música que é uma colagem de cenas do filme.
Alias, a questão do frio só reforça a ideia de que o filme é narrado sobre a ótica lúdica da Júlia. Ela almeja aquele natal perfeito que os filmes e séries americanas mostram.

Dez Horas Para O Natal é um pouco disso e tudo mais. É aquele filme escapista que diverte e nos faz sentir bem. E ainda mais importante, é um filme para toda a família em que todos vão rir, cada um por seus motivos, claro.
Duvida? Ele estreia dia 03/12. Aproveite que os cinemas ainda estão abertos e leve sua família (seguindo todas as regras de saúde, claro).
10 HORAS PARA O NATAL
3 de dezembro de 2020 / Família, Comédia
Nacionalidade Brasil
SINOPSE E DETALHES
Em 10 Horas para o Natal, cansados de passar noites de Natal sem graça depois que seus pais se separaram, Julia (Giulia Benite), Miguel (Pedro Miranda) e Bia (Lorena Queiroz) bolam um plano para reunir novamente Marcos Henrique (Luis Lobianco) e Sônia (Karina Ramil) e, assim, relembrar os velhos tempos em que esperavam o Papai Noel como uma família. Mas, se quiserem colocar sua ideia em prática, os irmãos terão que correr contra o tempo, pois faltam apenas 10 horas para o Natal.
Confira a classificação indicativa no Portal Online da Cultura Digital.
ELENCO:
Marcos Henrique – Luis Lobianco
Julia – Giulia Benite
Miguel – Pedro Miranda
Bia – Lorena Queiroz
Sônia – Karina Ramil
Silvio – Marcelo Laham
Dona Nena – Jandira Martini
Seu Leon – Arthur Khol
Tia Zilu – Eliana Guttman
Tia Aldinha – Amelinha Bittencourt
FICHA TÉCNICA:
Direção: Cris D’Amato.
Roteiro: Bia Crespo e Flavia Guimarães
Fotografia: Ale Ramos
Direção de arte: Claudia Calabi
Produção Executiva: Renata Rezende
Produção: Sandi Adamiu e Marcio Fraccaroli
Distribuição: Paris Filmes