Coluna do Professor

Monstros Caminham nas Ruas de Gotham

Superman and Batman vs. Vampires and Werewolves

De onde vieram?

Bem-vindos, ilustres fãs de quadrinhos.

Como vocês bem sabem, Gotham City é uma das cidades mais perigosas para se viver. Afinal, os maiores vilões do Batman moram ali.

Já imaginou o que poderia acontecer se vampiros, lobisomens e outros seres do além perambulassem pelas suas ruas?

É isso que a HQ Superman and Batman vs. Vampires and Werewolves (Superman e Batman vs. Vampiros e Lobisomens) nos revela.

Escrita por Kevin VanHook e ilustrada por Tom Mandrake, essa minissérie de seis partes, publicada nos Estados Unidos entre 2008 e 2009, mostra o que pode acontecer quando alguém ousa mexer com as forças do mal

Essa minissérie foi publicada no Brasil pela Panini Comics nas revistas Superman e Batman de 2009 (do número 46 ao número 48).

Cientista Louco:

Nessa aventura, conhecemos o Dr. Herbert Comb. Usando como base histórias de terror do escritor norte-americano H.P. Lovecraft, ele cria um portal para um mundo de trevas habitado por vampiros, lobisomens e outros monstros.

Através desse portal, essas criaturas causam o terror em Gotham City.

Será que Batman, Superman e seus aliados conseguirão deter essa ameaça?

É importante ressaltar que o Superman é vulnerável a magia. Por isso, essas criaturas conseguem feri-lo.

Vampiro e Lobisomem do Bem?

Nessa história conhecemos Marius Dimeter. Ele encontrou-se com o Dr. Herbert na Rússia e o levou a lugares onde o cientista pôde realizar rituais profanos. Ele não esperava, contudo, que cairia numa cilada.

O resultado disso, ilustre fã, é que o dr. Herbert, através de um experimento, colocou sangue de vampiro na corrente sanguínea de Dimeter. Desse modo, ele se tornou um vampiro

Contudo, diferentemente dos outros vampiros, ele conseguia se manter consciente e se aliou a Batman e Superman na caçada pelo doutor.

Dimeter trouxe consigo Janko, um rapaz que foi transformado em lobisomem pelo doutor. Assim como Dimeter, ele também consegue agir de modo racional

Os dois acreditam que, assim que o portal aberto pelo dr. Herbert Comb. for fechado, poderão voltar a ser seres humanos normais.

Outros Monstros:

Além dos vampiros e lobisomens, estão presentes monstros que aparentam terem saído dos contos de terror de H.P. Lovecraft.

São criaturas que possuem inúmeros tentáculos e cuja descrição é inenarrável.

Alguns desses seres usaram o corpo do Dr. Herbert como portal entre o mundo deles e o nosso.

Heróis em Ação

A Mulher-Maravilha e o Asa Noturna fazem uma breve aparição na trama.

O Arqueiro Verde, com suas flechas em forma de estacas de madeira, consegue dar cabo dos vampiros

A participação do demônio Etrigan é fundamental. Graças ao seu conhecimento sobre magia, consegue fechar o portal entre o mundo dos vivos e dos não-vivos que fora aberto por Herbert Comb.

No final da trama, Herbert Comb é aprisionado no Asilo Arkham e revela estar contente. Afinal, vai ter tempo de planejar algo ainda pior.

Quanto a Dimeter e Janko, infelizmente não voltam a serem seres humanos normais.

A arte de Tom Mandrake

A arte de Tom Mandrake é um espetáculo à parte. Afinal, seu traço é inconfundível. Ele salta aos olhos.

Também merece destaque o modo como ele desenha a capa do Batman, fazendo com que ela assuma diferentes formas.

É impressionante o modo como a arte de Tom Mandrake dialoga com o roteiro de Kevin VanHook, carregado de humor negro.

A edição encadernada norte-americana, de 2009, traz um prefácio de John Landis. Dentre outros projetos, ele foi o diretor do clássico Um Lobisomem Americano em Londres e do videoclipe Thriller do Michael Jackson.

Por hoje é só, ilustres fãs. Espero que tenham gostado desse artigo.

Até breve!

André Costa

André Costa, 44 anos. Professor de Inglês em escola regular, escritor, tradutor. Apreciador da Cultura Nerd em geral, principalmente de quadrinhos de Super-Heróis. Autor do livro Cavaleiro das Trevas: Uma Leitura Sócio-Cultural e Ideológica do Batman. Tá sabendo da novidade? Somos parceiros da Amazon. Vai comprar na Amazon? Utilize o código: canalmetali06-20! e dê uma força para o canal.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo