Quer mais este assunto nerd? Nos visite diariamente.

Lembra disso? O Regresso de Ultraman (1971)

O Ultraman que criou a irmandade.

Que tal relembrar o seriado Ultra mais emocionante?

E… regressamos!

Dando continuidade à nossa série sobre os guerreiros da Estrela de Ultra, chegou a vez de O Regresso de Ultraman, série de 1971 que tem um lugar especial no coração dos fãs da franquia.

Originalmente, Kaettekita Ultraman (ou Regresso de Ultraman) contaria o retorno do primeiro Ultraman, quatro anos após sua partida, só que após a morte de Eiji Tsuburaya em 1970, seu filho Hajime decidiu que seria mais interessante criar um personagem novo. E esta foi uma das muitas decisões que mudaram o rumo da franquia para sempre. A outra, foi criar o conceito de irmandade, que incluiria os Ultra anteriores: Ultraman e Ultraseven, que apareceram em importantes

Apesar de só mostrar variações dos elementos das anteriores, Hajime desenvolveu uma série densa e dramática onde Jack, o novo Ultraman vinha para a terra e se apiedava do piloto de corridas Hideki Goh, que tenta salvar um menino e seu cachorrinho durante o ataque dos monstros Takkong e Zazahn.

Seguindo a estrutura das outras séries, Goh se une ao GAM (Grupo de Ataque a Monstros) e passa a assumir a forma do Guerreiro da luz sempre que necessário. Assim como foi feito com Dan Moroboshi, Goh era a forma humana do Ultraman, compartilhando  sua consciência, experiências e  outros elementos que o deixavam mais Ultra do que humano. Um bom exemplo disso é o episódio em que o Ultraman perde para um monstro e Goh decide treinar até se superar como o Ultraman, chegando a aprender Kickbox com o lendário Tadashi Sawamura, lutador que inspirou o anime Sawamu, o Demolidor.

Diferente de seus predecessores e a maioria dos seus sucessores, Goh não precisava de artefatos para se transformar no Ultraman, bastava levantar o braço. Não dá pra saber se Spectremen, série lançada praticamente na mesma época, serviu como inspiração ou só copiou mais este elemento da franquia Ultra.

Outro elemento inédito na franquia foi o drama. Quer um exemplo?

No episódio 37, Ultraman morre ao entardecer, o grupo Poderosos do Espaço resolve quebrar o protagonista emocionalmente e elimina Aki, a namorada de Goh e seu mentor, que era o irmão mais velho dela. No fim do episódio 38, Goh entrega Jiro, o irmão mais novo dos dois para Rumiko Maruno, uma amiga da família. Os episódios mudam todo o tom da série, que passa a ser cada vez mais pesada.

Aos poucos, o protagonista foi se libertando cada vez mais de suas amarras humanas, até finalmente se despedir de Jiro e voltar para a Estrela de Ultra no emocionante final da série no episódio:  Os 5 Mandamentos de Ultra.

A trilha sonora era um personagem a parte. Quem não lembra do tema do GAM composto por Toru Fuyuki ou do tema de abertura da série cantado pelo ator e modelo Jiro Dan, intérprete do Hideki Goh. Se você estranha temas de série cantadas por atores, entenda que isso vem de longe.

Personagens:

  • Elenco: Jiro Dan (Hideki Goh), Rumiko Sakakibara (Aki Sakata), Mori Kishida (Ken Sakata), Hideki Kawaguchi (Jiro Sakata), Nobuo Tsukamoto (Cap. Katsuhiro Kato), Jun Negami (Cap. Ryu Ibuki), Mika Katsuragi (Yukiko), Ken Nishida (Fumio Kishida), Yutaro Mitsui (Ippei Ueno), Junsuke Ikeda (Takeshi Minami), Kazuko Iwasaki (Lumiko Murano)
Ultraman Jack Monster Attack Team

Curiosidades:

  • Até 1984,  ele era conhecido como Ultraman, Kaettekita Ultraman ou Shin Ultraman, mas a Tsuburaya e a Bandai lançaram um concurso para que os fãs escolhessem o nome do personagem. O nome vencedor foi revelado no especial Ultraman ZOFFY: Ultra Warriors vs. The Giant Monster Army
  • Jack foi o primeiro Ultraman a receber algum apetrecho. O Ultra Bracelete que ele recebeu do Ultraseven era praticamente um canivete suíço ou uma ferramenta de roteiro capaz de resolver todos os problemas do episódio,
  • A série estreou em 1971, ano marcado pelo segundo kaiju boom(explosão dos monstros), movimento puxado pelas séries Kamen Rider e Spectreman, de produção muito inferior, porém mais populares na época.

  • Inoshiro Honda, coautor do Godzilla original e auxiliar de Akira Kurosawa em vários filmes, dirigiu cinco episódios da saga, incluindo os dois primeiros e o último,
  • Diferente da Patrulha Científica que usava armas de raios, o GAM usava balas comuns,
  • O Regresso de Ultraman misturava elementos das duas séries Ultra anteriores. Além dos monstros terrenos, a série atualizou o clima de conspiração espacial de Ultraseven. Só que diferente de suas predecessoras, as inserções da conspiração serviam para deixar o personagem cada vez mais fragilizado,
  • Apesar da aparência de Jack ser semelhante a do Ultraman original, existem diferenças quase sutis em seu uniforme: O padrão de vermelho forma um desenho diferente que deixa suas calças são mais curtas e supostamente desenha mangas e uma joelheira em seu uniforme.

 

No Brasil, a série estreou em 1974, no programa do Capitão Aza da extinta TV Tupi. Em 1979, migrou para a TV Record e em 1980, foi para o SBT, onde alternou horário com o Ultraman original. Em 1986 foi para a TV Powwww e em 1987 foi para o programa do Bozo, onde acabou sendo substituído por Spectreman. Ultraman também funcionou como o Chaves da época e foi exibido no Oradukapeta e em horários curinga.

Como o SBT exibia os episódios fora de ordem e os episódios 6, 8 e 36 são praticamente inéditos por aqui (o seis passou pouco), a série parecia não fazer sentido. Um bom exemplo é a mudança dos capitães que ocorre no episódio 22. O SBT acabava exibindo episódios com o Capitão Kato e com o Capitão Ibuki alternados, sem distinção. No episódio 48, O Monstro da Preguiça, todos os dubladores foram trocados sem explicação.

você pode gostar também