Quinta série

Invencível 1X08 (Season finale)- A Verdade

Invencível é uma série que não economiza no Gore, mas o episódio 8 meio que exagera.

Lembra daquele desenho em que o Pica-Pau carimbava em seu carro a quantidade de pessoas que atropelava? A quantidade de mortes neste episódio dificilmente caberia naquele carrinho.

O filhinho do papai finalmente descobriu que o papito nem é tão bom assim e essa foi uma verdade dolorosa. Seu pai, seu herói, que até então, o garoto idolatrava e queria ser como ele, é um conquistador, não um herói. Após revelar um dos segredos mais mal guardados conhecidos, ele anuncia que o filho foi criado apenas para ser um tipo de acólito, um auxiliar daquele cujo único objetivo é a conquista e vê os humanos, inclusive sua mãe, como nada além de uma mascote com quem tem conjunções carnais.

Seria isso um tipo de zoofilia?

Furioso com as negativas do filho, o Omini-Man literalmente decidiu varrer o chão com o corpo do filho. Pior, ele decide mostrar o quanto vidas humanas são… dispensáveis. Na verdade, a lógica dele até faz sentido num ponto. O que são meros 80 anos para quem pode viver milhares? Se apegar seria sofrer várias vezes ao ver todos os seus entes queridos da vez morrerem.

De uma forma torta, até que faz sentido.

Imagine quantos mascotes perdemos ao longo de nossas vidas. Deve ser a mesma sensação que os Vitruvianos tem com todos os seres descartáveis com suas vidas breves que circulam ao seu redor. Agora, se coloque no lugar de Mark, que acabou descobrindo isso na base da porrada.

Bem, por mais que o episódio tenha focado na luta de Mark contra o pai, tivemos o desenvolvimento de outras tramas.

Os Guardiões Globais estão aprendendo aos poucos não só a trabalhar em grupo como a desenvolver pequenas simpatias. Algo que até o mala do Sansão negro é forçado a reconhecer. Alias, A Menina Monstro e o Robô estão se entendendo cada vez mais.

Esse episódio deixa um gosto amargo na garganta. Vemos uma vitória torta, que nos deixa em dúvida quanto ao futuro, o que sobrou da família do Invencível seguindo em frente e reconstruindo sua vida de uma forma extremamente dolorosa. Como recomeçar após essa destruição? É o que Mark, Debbie e o mundo terão de descobrir após a notícia de que o maior herói do mundo é, na verdade, o pior dos vilões.

No fim, A Verdade é um episódio sensível onde os personagens precisam repensar suas prioridades após um cataclismo, o que só nos lembra que apesar de todos os uniformes e poderes, os personagens são apenas humanos e é isso que diferencia o invencível das outras séries de super-heróis. Ela não é feita para crianças.

Ah, claro… chamar alguém que vive levando surras de Invencível é praticamente uma piada pronta. né?

Foi um belo fim de temporada. O que vem depois? Como sabemos que a Amazon acabou renovando para mais duas temporadas, sabemos que a série poderá abordar com calma a questão do Omni-Man e dos outros Viltrumitas. Alias… Fui só eu ou todos perceberam que o nome é uma referencia àquele desenho do Leonardo DaVinci?

Alexandre D´Assumpção

Segundo o Guia do Mochileiro das Galáxias, Alexandre D’assumpção, ou The Sumpa, é praticamente inofensivo. Apesar de todas as lendas a seu respeito, ele é apenas um professor Nerd, redator, roteirista de quadrinhos e audiovisual que nos anos 80 pediu carona para uma cabine azul e desde então, tem vivido suas aventuras através do espaço/tempo. Para facilitar a viagem, tornou-se mestre Zen na arte de ter um rosto tão comum que todos sempre o cumprimentam imaginando se tratar de outra pessoa; normalmente ele mesmo. Dono de uma péssima memória, ele nunca se lembra de detalhes importantes como rostos, grupos que passou nem dos inimigos que ameaçam sua vida, o que é péssimo quando ele os encontra em becos escuros. Sua toalha é customizada e ostenta a máscara da Iniciativa Gambate, empresa criada por ele para levar a cultura Pop a todos aqueles que dela precisarem, estejam onde estiverem. De tempos em tempos ele reverte a polaridade de sua chave de fenda sônica e leva algum compannion para passeios transmídia, seja em eventos, festivais ou programas de TV. No caso de um avistamento, principalmente se The Sumpa for a personalidade dominante, espere o inesperado e corra para sobreviver.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo