Coluna do Professor

Injustice vs. Masters of the Universe: O dia que o He-Man teve que limpar bagunça do Superman

Sejam bem-vindos, ilustres fãs de quadrinhos.

Você sabia que em 2018 aconteceu, nas hqs, um encontro inusitado envolvendo os heróis da DC do Universo Injustice e os personagens do desenho do He-Man?

Esse encontro aconteceu na minissérie de seis partes Injustice vs. Masters of the Universe, escrita por Tim Seeley e desenhada por Freddie E. Williams II.

Essa minissérie dá continuidade aos eventos mostrados nos jogos de videogame Injustice: Gods Among Us (Injustiça: Deuses Entre Nós) e Injustice 2. Esses jogos deram origem a um universo à parte de quadrinhos da DC.

Nessa realidade alternativa, o Coringa explodiu uma bomba atômica em Metrópolis. Além disso, o vilão enganou o Superman ao ponto de ele matar Lois Lane, sua esposa, por engano. Pra piorar a situação, ela estava grávida.

Irado, o Superman matou o Coringa e colocou a Terra sob lei marcial, tornando-se o líder supremo do planeta. Alguns heróis e vilões se uniram a ele nesse regime, enquanto outros formaram a resistência, liderada pelo Batman (Bruce Wayne) daquela realidade.

Com muito esforço, o Superman foi derrotado e colocado numa prisão sob a irradiação de um sol vermelho e ficou sem poderes. Entretanto, outra ameaça surgiu: o androide alienígena colecionador de planetas Brainiac.

Batman percebeu que o Superman era o único ser capaz de derrotar Brainiac e o libertou de sua prisão. No confronto entre os dois, Brainiac acabou sendo morto e o Superman voltou a ser líder supremo do planeta sendo que, naquele momento, podia contar com a tecnologia de Brainiac.

É importante ressaltar que o jogo possui dois finais. Em um deles, a resistência derrota o Superman. No outro, Superman é vitorioso e mantêm o seu regime. Essa história é baseada no segundo final.

Superman mesclou a tecnologia de Brainiac com o Batman e o transformou em uma inteligência artificial que mostrava onde os crimes contra o sistema ocorriam.

Com Bruce Wayne fora de combate, seu filho Damian Wayne assumiu o manto de Batman e tornou-se o líder da resistência.

Cientes de que o Superman é vulnerável a magia, Damian e seus seguidores foram para o reino mágico de Eternia. Seu objetivo era fazer com que He-Man fizesse parte da resistência.

Mas, afinal, quem é He-Man?

He-Man e os Mestres do Universo

He-Man e os Mestres do Universo é o nome de um desenho animado que fez muito sucesso no Brasil nos anos 80.

Nesse desenho, ficamos conhecendo o príncipe Adam. Quando algum mal surge no planeta Eternia, Adam ergue a sua espada mágica e diz “Pelos poderes de Grayskull, eu tenho a força” e se transforma no He-Man.

He-Man é o homem mais poderoso do seu universo e sua missão, além de proteger a população, é defender o Castelo de Grayskull. Esse castelo é habitado pela Feiticeira e ela é a guardiã dos seus segredos.

Os aliados do He-Man são conhecidos como Os Mestres do Universo.

Seu principal inimigo é o mago Esqueleto. O objetivo do vilão é se apoderar dos segredos do Castelo de Grayskull

A identidade do He-Man é secreta e poucos a conhecem.

Como você pode ver, a origem do poder do He-Man é a magia, a fraqueza do Superman. Será que isso garantirá a sua vitória?

Um pouco da história:

Em Eternia, as coisas não estão fáceis para He-Man. Faker, um vilão que é sósia do herói, tinha assumido o trono e governava com lei marcial. Felizmente, He-Man o derrotou.

Para a surpresa do herói, ele descobre que o povo preferia estar sob o comando do impostor porque se sentia mais protegido das ameaças externas.

É importante salientar que, nessa história, todo o povo de Eternia sabe que He-Man e o príncipe Adam são a mesma pessoa.

Devido à má recepção do povo, He-Man se transforma no príncipe Adam e deixa a sala do trono. É nesse momento em que encontra Batman e seus seguidores.

Diante do pedido de Batman, He-Man aceita fazer parte da resistência e vai para a Terra. Em sua companhia estão a líder do exército Teela e o mago Gorpo. Enquanto isso, alguns heróis ficam em Eternia para defender o Castelo de Grayskull.

Esqueleto, o inimigo do He-Man, faz parte do regime do Superman. Ele foi encontrado pelo tirano e, como é capaz de detectar objetos mágicos no multiverso, foi poupado. Sua função é muito importante porque, como foi dito anteriormente, Superman é vulnerável a magia,

Enquanto isso, um grande inimigo de Superman surge em Eternia: Darkseid. O objetivo do vilão é tomar posse dos segredos do Castelo de Grayskull.

O lado positivo da revista é o seu enredo. Além dele dar algumas reviravoltas, mostra a maioria dos personagens do desenho do He-Man que estavam guardados em nossa memória afetiva.

A arte de Freddie E. William II é muito boa. O único problema é que todos os personagens aparentam ser extremamente bombados.

Como a obra ainda é inédita no Brasil, fiz o possível para não dar spoilers. Como as revistas da série de quadrinhos Injustice são publicadas no Brasil, pode ser que a Panini publique a minissérie por aqui.

Espero que tenham gostado do artigo.

Até breve!

André Costa

André Costa, 44 anos. Professor de Inglês em escola regular, escritor, tradutor. Apreciador da Cultura Nerd em geral, principalmente de quadrinhos de Super-Heróis. Autor do livro Cavaleiro das Trevas: Uma Leitura Sócio-Cultural e Ideológica do Batman. Tá sabendo da novidade? Somos parceiros da Amazon. Vai comprar na Amazon? Utilize o código: canalmetali06-20! e dê uma força para o canal.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo