Não Assistimos

Friends Reunion (2021)

Friends, a Reunion.

Sinceramente? Quem já viu uma reunião de séries já viu todas. Friends não é diferente.

A proposta desse episódio foi reunir os de uma série que marcou não só a minha como muitas gerações que vieram depois, cujo sucesso ainda se mantém, mesmo após praticamente duas décadas de reprises.  

Rachel, Chandler, Phoebe, Monica e Joey estão tão impregnados na cultura pop que é quase impossível não lembrar de uma frase ou de uma cena da famosa série. Um fenômeno de massa que influenciou desconhecidos e famosos com a mesma intensidade.  Famosos como Kara Delavine, Mindy Khalimg, Lady Gaga e David Beckham que se divertem relembrando suas cenas e situações preferidas da série.

Se alguns deles aparecem apenas através de depoimentos, outros contracenam com Jennifer Aniston (Rachel Green), Courteney Cox (Monica Geller), Lisa Kudrow (Phoebe Buffay), Matt LeBlanc (Joey Tribbian), Matthew Perry (Chandler Bing), e David Schwimmer (Ross Geller), que além dos figurantes famosos, recebem atores que participaram da série em algum momento.  É o caso de Tom Selleck, Reese Witherspoon e de outros que ganham seus 15 minutos de destaque dentro do especial.

É curioso ver que uma série sobre adultescentes meio bobões que começou em 1994 ainda faz sucesso quase 20 anos após seu encerramento. Além de alavancar as carreiras de alguns de seus protagonistas que além de terem sido os primeiros atores de séries a ganhar U$ 1 Milhão por episódio , alguns deles até tiveram uma carreira cinematografica com algum sucesso. A séré também influenciou a moda e os costumesde uma geração, criando o “corte Rachel”, que muitas mulheres resolveram imitar e gírias que falamos até hoje.

O resultado:

A sensação que temos ao reencontrá-los é a mesma que temos quando estamos com amigos antigos, pessoas que podem até ter estado conosco em momentos piores, mas que sempre nos ajudavam a ver as situações sob uma ótica mais brilhante, mais… ingênua talvez não seja a palavra certa, mas é um belo sinônimo.

David Crane, Marta Kauffman e Kevin Bright comentam algumas histórias dos bastidores da produção. Por mais que não tenham se aprofundado, foi possível ver que eles tiveram várias ideias e um pouco do que o projeto poderia ter sido.  E é interessante ouvir os produtores e criadores da série comentando sobre a dificuldade de encontrar atores para os papeis e o quanto as personalidades de cada ator escalado acrescentou elementos importantes para o produto final.

Dentre as várias histórias de bastidores que foram reveladas estão:

Mattew Perry e Jennifer Aniston quase não participaram da série porq8ue já estavam comprometidos com outros projetos e Liza Kudrow estava em Mad About You quando foi descoberta, tanto que Ursula, a garçonete irascível da série acabou aparecendo na série. Alias, o mesmo aconteceu com o primeiro ator escalado para o Joey, que apareceu no episódio do falso Joey. E para os fãs do casal Ross e Rachel, bem… David e Jennifer não viraram um casal por muito pouco.

No episódio da disputa pelo sofá, Matt Leblanc acabou torcendo o ombro. Por mais que a ideia original fosse criar um episódio de garrafa, foram necessárias pequenas alterações para inserir uma cena em que o ator aparece com o braço enfaixado.

Conclusão:

Só que no fundo, mais do que rever os atores queremos saber como a vida dos personagens está atualmente, Como estão Ross & Rachel, Chandler e Monica e os dos outros personagens que marcaram nossa fase de jovens adultos.

Mais do que uma reunião de atores para comentar o que foi, seria agradável ver uma palhinha do que está sendo. Um telefilme, talvez. Várias séries migraram para este formato apo´s seu cancelamento e Friends merece o mesmo tratamento.

Alexandre D´Assumpção

Segundo o Guia do Mochileiro das Galáxias, Alexandre D’assumpção, ou The Sumpa, é praticamente inofensivo. Apesar de todas as lendas a seu respeito, ele é apenas um professor Nerd, redator, roteirista de quadrinhos e audiovisual que nos anos 80 pediu carona para uma cabine azul e desde então, tem vivido suas aventuras através do espaço/tempo. Para facilitar a viagem, tornou-se mestre Zen na arte de ter um rosto tão comum que todos sempre o cumprimentam imaginando se tratar de outra pessoa; normalmente ele mesmo. Dono de uma péssima memória, ele nunca se lembra de detalhes importantes como rostos, grupos que passou nem dos inimigos que ameaçam sua vida, o que é péssimo quando ele os encontra em becos escuros. Sua toalha é customizada e ostenta a máscara da Iniciativa Gambate, empresa criada por ele para levar a cultura Pop a todos aqueles que dela precisarem, estejam onde estiverem. De tempos em tempos ele reverte a polaridade de sua chave de fenda sônica e leva algum compannion para passeios transmídia, seja em eventos, festivais ou programas de TV. No caso de um avistamento, principalmente se The Sumpa for a personalidade dominante, espere o inesperado e corra para sobreviver.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo