Quer mais este assunto nerd? Nos visite diariamente.

Dossiê Inimigos do Batman: 80 ANOS DE MALDADE Parte 2

Doutor Hugo Strange: Eu quero ser o Batman!

Hugo Strange: O Psiquiatra que quis ser o Batman no lugar do Batman.

Bem-vindos, ilustres fãs de quadrinhos. Nesse segundo artigo, falaremos sobre mais um inimigo do Batman que completa 80 anos em 2020: Doutor Hugo Strange.

Era de Ouro:

Era de ouro.

Hugo Strange é um dos inimigos mais antigos do Batman. Foi criado por Bob Kane e Bill Finger, a mesma dupla que criou o herói. Sua primeira aparição foi em Detective Comics 36, de 1940. Nessa história, o Batman atuava em Manhattan, já que Gotham City ainda não tinha sido criada.

Nessa história, Manhattan estava sofrendo inúmeros roubos a banco. Era difícil descobrir a autoria dos crimes, já que, quando ocorriam, a cidade estava coberta por uma neblina densa e misteriosa. Graças as informações dadas a Batman por um agente do FBI poucos antes de morrer, o Cavaleiro das Trevas descobriu que quem estava por trás desses crimes era Hugo Strange. O vilão havia criado uma máquina que interferia no clima e causava esse nevoeiro. Desde sua primeira aparição nessa revista, se tornou um dos primeiros vilões recorrentes do Batman.

Na revista Batman 1, publicada no mesmo ano, ficamos sabendo que, além de ser um gênio do crime, Hugo Strange possui um vasto conhecimento nas áreas da psiquiatria, psicologia, filosofia, genética. O hormônio de crescimento desenvolvido por ele é prova disso. Ele atuava na glândula pituitária e suas cobaias humanas se transformavam em monstros com cerca de dois metros de altura sedentos de sangue. Hugo Strange usava esses homens-monstros para assaltar cassinos de mafiosos de Gotham City e, assim garantir que tivesse recursos financeiros para prosseguir suas pesquisas. Em dado momento da história, Batman é aprisionado no esconderijo do vilão tendo esses monstros como companhia.

A fuga de Batman faz com que Hugo Strange passe a considera-lo um ser humano ideal, no ápice de suas características físicas e psíquicas. Tendo isso em mente, seu objetivo de vida era não apenas derrotar Batman, mas substitui-lo.

Era de Prata:

Batman: Estranhas aparições.

Hugo Strange foi um dos primeiros vilões a descobrir a identidade secreta do Batman. Você tem ideia, caro fã, como isso aconteceu?

Após um longo período de ausência, Hugo Strange foi dado como morto. O que ninguém sabia era que, na verdade, ele tinha passado um longo período na Europa a fim de aprimorar seus conhecimentos.

Numa das histórias do arco Estranhas Aparições (Republicada recentemente no número 39 da coleção Sagas DC da Eaglemoss e na série Lendas do Cavaleiro das Trevas: Marshall Rogers), descobrimos que o vilão retornou a Gotham City. Assumindo a identidade de Doutor Todhunter, abriu uma clínica que atendia as pessoas mais ricas de Gotham City. O que poucos sabiam era que Hugo Strange transformava membros da elite de Gotham em monstros.

Um de seus pacientes foi Bruce Wayne. Ao examina-lo, o vilão verificou que seu paciente possuía queimaduras causadas por radiação. O vilão sabia que, dias atrás, Batman tinha enfrentado um inimigo, Doutor Phosphorus, e sabia que, quem tivesse contato com ele, sofreria os mesmos ferimentos. Logo, Hugo Strange concluiu que Bruce Wayne era o Batman. A princípio, pensou em divulgar essa descoberta a outros criminosos, desde que pagassem a quantia estabelecida, mas decidiu guardar essa informação para si. Seu objetivo, desde então, passou a ser não apenas derrotar Batman, mas substituí-lo.

 Pós Crise:

Contos de Batman: Acossados.

No anual de 1986 do Batman foi publicada a história Down to the Bone, escrita por Doug Moench. Nela, descobrimos que Bruce Wayne perdeu toda a sua fortuna e passou a viver na pobreza extrema. Acredite ou não, chegou até a perder sua mansão, a guarda de Jason Todd, o segundo Robin, e Alfred ficou em coma depois de sofrer um derrame. Para tornar a situação ainda mais crítica, um imitador do herói, possuindo seu próprio batmóvel, passou a assaltar bancos, fazendo com que nosso herói caísse em descrédito.

Tendo de se alimentar na fila da sopa de uma igreja, Batman tenta deduzir quem seria o responsável por tê-lo jogado na penúria.

Na sua fixação em se tornar o Batman, Hugo Strange desenvolveu seu próprio bat-traje. Seu objetivo era entrar na psique do herói. O vilão chegou, inclusive, a morar na Mansão Wayne. Felizmente, nosso herói consegue dar a volta por cima.

Na tentativa de substituir Batman, Hugo Strange aprimorou-se ainda mais no combate corpo-a-corpo. Porém, ilustres fãs, tanto treinamento não é suficiente, já que, como é sabido, Bruce Wayne ficou desde a sua adolescência até a vida adulta viajando pelo mundo e tendo contato, não apenas com os melhores lutadores do mundo, mas também com os grandes investigadores do planeta. Além desse preparo, o que serviu de motivação para Bruce Wayne se tornar um herói foi o assassinato de seus pais, ocorrida quando era criança.

Contos de Batman: Acossados.

Nos anos 90, Hugo Strange é retratado como um ex-terapeuta do Asilo Arkham, local onde os inimigos insanos de Batman são enviados, e passou a atuar como um comentarista de tevê que não concordava com a atuação do Homem-Morcego. Por isso, passou a ajudar o Departamento de Polícia de Gotham City em sua tentativa de capturar o vigilante mascarado.

Novos 52 e Renascimento:

A DC lançou sua nova cronologia, os Novos 52, em 2011. Nessa reformulação, descobrimos que Hugo Strange possui um filho, Eli. Como foi criado por pais adotivos, não teve contato com seu pai por boa parte de sua vida

Batman: A noite dos Homens-Monstro.

Em 2016, na reformulação conhecida como Renascimento, fica estabelecido que o vilão não sabe a identidade secreta do herói. Contudo, sua obsessão em superar o Batman continua.

Em outras mídias:

 

Apesar de ser um dos grandes inimigos do Batman, Hugo Strange ainda não apareceu em nenhum filme do Homem-Morcego. Contudo, foi retratado em outras mídias.

Hugo Strange participou das mais diversas animações de nosso herói desde Batman, A Série Animada e também da Liga da Justiça.

Em 2011, foi lançado o jogo de videogame Arkham City. Em sua história, descobrimos que Hugo Strange convenceu o prefeito de Gotham City a transformar uma grande área de favelas vizinhas do Asilo Arkham em uma prisão a céu aberto conhecida como Arkham City. Todos os criminosos da cidade são enviados a esse local. Em parceria de outro vilão do Batman, Ra´s Al Ghul, o objetivo de ambos passa a ser colocar o Protocolo 10 em operação. Essa medida determina que qualquer pessoa que tenha cometido um crime, independentemente da gravidade, seria morto. Por discordar do empreendimento, Bruce Wayne é preso na cidade e logo passa a atuar como Batman.

Na série de tevê Gotham, exibida de 2014 a 2019, Hugo Strange é interpretado por BD Wong.

E você, ilustre fã de quadrinhos, já conhecia esse vilão? Sabe de algo sobre ele que não consta nesse artigo? Deixe sua participação nos comentários.

Até breve!

você pode gostar também